Novo serviço Gás Natural - OMIP & OMIClear

Comunicados de imprensa

A OMIClear e o OMIP anunciam o lançamento de novos serviços no mercado ibérico de gás natural, alargando o seu portefólio de contratos e serviços e promovendo a liquidez no desenvolvimento do mercado ibérico de gás natural. Os novos serviços estão disponíveis desde o dia 24 de Novembro de 2017. O OMIP lançou o serviço de registo OTC de contratos de derivados de gás natural com “transferência de títulos” no Ponto Virtual de Balanço em Espanha (PVB-ES). No âmbito deste serviço o OMIP aceita o registo de operações bilaterais, intermediadas por brokers ou transações bilaterais puras, de contratos futuros de gás natural com entrega física, para a sua compensação e liquidação (financeira e física) pela OMIClear.

O OMIP lança a curva de futuros completa, permitindo o registo de transações OTC de contratos diários (até 10 dias), fins-de-semana (até 4 fins de semana seguintes), dias de semana (até 3 semanas seguintes), balanço do mês, contratos mensais (até 3 meses seguintes), trimestres (até 4 trimestres seguintes), semestre-gás (até 3 semestres seguintes) e contratos anuais (até 2 anos seguintes). O processo de registo OTC de contratos futuros de gás natural utiliza os sistemas habituais do OMIP, baseados no padrão de mercado Trayport, facilitando o acesso imediato a este serviço por parte dos membros actuais e permitindo um processo de incorporação de novos membros fácil e eficiente. Do mesmo modo o OMIP estende os serviços de reporte regulatório aos contratos de gás natural, no que respeita à MIFID II e ao REMIT.

Com o lançamento deste serviço, a OMIClear alarga o seu portefólio de serviços de compensação aos contratos de gás natural com “transferência de títulos” no Ponto Virtual de Balanço em Espanha (PVB-ES). O modelo desenvolvido pela OMIClear permite que as notificações de “transferência de títulos” no PVB-ES de posições que cheguem à entrega possam ser efectuadas pela contraparte central à Enagás-GTS. Os membros do OMIP e OMIClear podem beneficiar destes novos serviços no mercado de gás natural usando o seu estatuto de membros actuais, sem custos adicionais. Os únicos requisitos adicionais são aqueles necessários para concretizar a “transferência de títulos” de gás natural no PVB-ES.