Derivados de gás natural

Em 24 de Novembro de 2017 a OMIClear, em coordenação com o OMIP – Pólo Português, S.G.M.R., S.A., lançou o serviço de compensação e liquidação para os Contratos de Derivados de Gás Natural (instrumentos financeiros no âmbito do MIFID). Com esta extensão da sua actividade pretendeu-se satisfazer a procura existente relativa à compensação centralizada de contratos de futuros de gás natural com liquidação física no Ponto virtual de Balanço Espanhol (PVB-ES).

Na sequência de um acordo de interconexão com um novo mercado - Mibgas Derivatives S.A. - a OMIClear lançou em 24 de Abril de 2018, o serviço de compensação e liquidação para os Contratos de Derivados de Gás Natural por forma a incluir também os contratos de futuros de gás natural negociados neste mercado. Uns meses mais tarde a OMIClear também assinou um acordo de interconexão com o Mibgas S.A. (um mercado organizado designado pela Ley 8/2015 de Espanha, de 21 de Maio, para o Sector dos Hidrocarbonetos) no sentido de compensar e liquidar os contratos de maturidade mês seguinte e resto de mês negociados neste mercado, com início a 1 de Março de 2019.

Tal como definido na tabela de resumo que se segue, os contratos de gás natural físicos no ponto virtual de balanço PVB-ES – denominados Futuros PVB-ES NG Físicos – estão listados nos 3 mercados (OMIP, Mibgas Derivatives e Mibgas) partilham exactamente o mesmo activo subjacente, modelo de margem e tipo de liquidação no vencimento (i.e. a notificação diária das posições pela OMIClear à Enagás GTS). A única diferença prende-se com a classificação financeira do produto à luz do MIFID II, o que está associado ao tipo de mercado, sendo o OMIP um “mercado regulado” de acordo com esta regulamentação financeira, contrariamente ao Mibgas Derivatives e Mibgas.

 As classes de instrumentos financeiros cobertos pela autorização da OMIClear como CCP estão publicadas no site da ESMA.

Neste contexto, o Serviço sobre Contratos de Derivados de Gás Natural prestado pela OMIClear actualmente abarca os seguintes contratos e mercados:

Derivados de gás natural

 

derivados de gas natural a2

 

tabela derivados de gas natural

Para consultar com mais detalhe as especificações destes contratos, por favor descarregar as respectivas Cláusulas Contractuais Gerais.

A tabela seguinte apresenta, de forma resumida, o tipo de liquidações e margens aplicáveis a estes contratos de derivados ao longo do seu ciclo de vida (durante o período de negociação e período de entrega):

derivados de gas natural c

Para mais informações sobre o modelo de margens, consultar Modelo de risco > Modelo de margens.