OMIClear supera nos primeiros 9 meses de 2019 os volumes totais registados em 2017 e 2018.

Comunicados de imprensa

A OMIClear registou, nos primeiros 9 meses do ano, nos segmentos de eletricidade e gás natural, um volume de 38,4 TWh, o que supera os volumes registados ao longo de todo o ano de 2017 (35,5 TWh) e 2018 (32,8 TWh). Dos 38,4 TWh registados no período de Janeiro a Setembro, 25.4 TWh foram no segmento eletricidade e 13,0 TWh no segmento gás natural.

Em Setembro foram registados 6,0 TWh de futuros de eletricidade do mercado OMIP, provenientes de negócios em contínuo, operações bilaterais (OTC) e leilões regulados, de venda, por parte do Comercializador de Último Recurso, de energia renovável, e de compra, por parte do Comercializador de Último Recurso, de energia para a sua actividade regulada de comercialização. O OMIP e a OMIClear vêem assim reforçado o seu papel central no mercado ibérico a prazo de eletricidade, oferecendo aos seus participantes várias modalidades de negociação e um conjunto alargado de produtos, que se estendem por maturidades desde o dia seguinte até ao Ano+7, e perfis de entrega base, pico e solar.

No segmento de gás natural, foram compensados em Setembro na OMIClear 1,7 TWh, provenientes de negociação em contínuo ou registo bilateral no MIBGAS e MIBGAS Derivatives, o que representa o 2º melhor mês desde o início desta actividade. Nos primeiros nove meses do ano o volume total registado na OMIClear ficou ligeiramente abaixo dos 13,0 TWh, mais de 4 vezes o total registado em 2018. Estes volumes vêm confirmar a estratégia de diversificação da OMIClear no sector do gás natural, mediante os acordos estabelecidos com os mercados MIBGAS, MIBGAS Derivatives e OMIP.